slider

Desenvolvimento comunitário

liderado pela escola através

de investigação e inovação

Escola Aberta é...

co-criar experiências de aprendizagem com
significado entre as escolas e as suas comunidades locais, através do desenvolvimento de
projetos focados em desafios localmente
relevantes, alinhados com as necessidades e o contexto da escola.

Queremos ter impacto...

na comunidade escolar, nomeadamente através da colaboração com docentes, para incorporar a abordagem escola aberta e práticas de investigação e inovação na vida quotidiana da escola, estimulando a cidadania ativa e o desempenho escolar dos/as estudantes.

As nossas competências são

Ciência-cidadã

Makerspace
(com equipamento Precious Plastic)

Workshops
STEM

Co-criação
e participação de parceiros locais

Formação de docentes

Team

Ana Faustino
Ana Faustino

Gestora de Projetos

ana.faustino@plataforma.edu.pt
Ana Peso
Ana Peso

Gestora de Projetos

ana.peso@plataforma.edu.pt
Paulo Jorge Lourenço
Paulo Jorge Lourenço

Coordenador Educacional

paulo@plataforma.edu.pt
Inês Saavedra
Inês Saavedra

Gestora de Projetos

ines.saavedra@plataforma.edu.pt
Maria Inês Veríssimo
Maria Inês Veríssimo

Gestora de Projetos

ines.verissimo@plataforma.edu.pt

Escolas Parceiras

Conselho de Gestão Local

O Conselho de Gestão Local do OSHub consiste num grupo de representantes de diferentes grupos de parceiros locais - escolas, famílias, institutos de investigação, empresas, indústria, sociedade civil e sociedade em geral - que estarão envolvidos em todos os processos e decisões chave dos OSHubs locais.

Gabinete de Ambiente

Gabinete de Ambiente
do Município de Figueira
de Castelo Rodrigo

Gabinete de Ambiente - Município

Gabinete de Educação

Gabinete de Educação
do Município de Figueira
de Castelo Rodrigo

Gabinete de Educação - Município

Serviços de Psicologia

Serviços de Psicologia
do Agrupamento de Escolas
de Figueira de Castelo Rodrigo

Serviços de Psicologia - Escola

Associação Transumância e Natureza

Associação Transumância
e Natureza

ONG

Universidade de Aveiro

Universidade
de Aveiro

Universidade

Associação de Pais

Associação de Pais de Figueira
de Castelo Rodrigo

Associação de Pais

Agrupamento de Escolas

Agrupamento de Escolas
de Figueira de Castelo Rodrigo - AEFCR

Agrupamento de Escolas

Associação de Estudantes

Associação de
Estudantes de Figueira
de Castelo Rodrigo

Associação de Estudantes

Desafio
e Missão

O OSHub-PT (Plataforma de Escola Aberta, em português) está localizado num território de baixa densidade na fronteira entre Portugal e Espanha, tradicionalmente com baixo acesso à ciência, tecnologia e inovação, baixa colaboração entre entidades e participação reduzida dos/as cidadãos/ãs nos desafios da comunidade. Além disso, a natureza selvagem do território enfrenta várias ameaças de origem antropogénica, tais como a qualidade da água do rio Douro devido à pressão turística. Como tal, queremos: reduzir o isolamento geográfico e aumentar a conectividade global dos/as estudantes através da promoção de competências de literacia digital; aumentar a cidadania ativa dos/as estudantes, potenciando simultaneamente a autonomia dos/as docentes em abordagens educativas colaborativas, participativas e orientadas para a investigação; e envolver a comunidade escolar na melhoria da qualidade da água doce da região.

challenge

Projetos Escola Aberta

open schooling

Cidadania ativa através da abordagem Escola Aberta: uma estratégia baseada num programa de formação contínua de docentes

Com o objectivo de aumentar a cidadania ativa dos/as estudantes e promover a autonomia dos/as docentes nas práticas de Escola Aberta, temos vindo a co-desenvolver e implementar, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, um programa de formação contínua para docentes, e respetivo manual, baseado em metodologias que promovem a co-criação e a inovação, tais como Design Thinking e Social Business Model Canvas (Modelo Canvas de Negócio Social, em português). Estes recursos, que estão a ser implementados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, guiam estudantes e docentes desde a identificação de desafios locais até ao desenho, implementação e comunicação de projetos em colaboração com os parceiros e a comunidade local.

Promover a literacia digital para ultrapassar
a distância física

A localização remota de Figueira de Castelo Rodrigo potencia vários desafios para os/as jovens, nomeadamente relacionados com o pequeno número de modelos de referência locais e a reduzida motivação e ambição dos/as estudantes relativamente à sua aprendizagem e objetivos profissionais. Com este projecto, queremos contrariar estas tendências através da conectividade digital, e, para isso, estamos a criar uma academia destinada a promover a literacia digital estudantil. Como objetivos iniciais, queremos aumentar a autonomia dos/as estudantes na utilização de plataformas educativas digitais, e construir mecanismos digitais para reduzir a distância física entre estudantes e investigadores / artistas / empreendedores.

challenge
open schooling

Trabalhar em direção a rios saudáveis através de estratégias de investigação baseadas na comunidade

Queremos lutar pela qualidade da água dos nossos cursos de água e compreender como é que a mesma é afetada pelas atividades humanas. Para isso, estabelecemos uma parceria com o projeto internacional de ciência cidadã Drinkable Rivers, onde as escolas e os habitantes locais estão ativamente envolvidos na avaliação do estado de saúde do rio Douro, realizando análises periódicas de vários parâmetros, tais como pH, fosfatos, nitratos e dureza. Além disso, estamos também a colaborar com docentes STEM, no sentido de transformar as atividades curriculares pré-existentes em atividades experimentais mais orientadas para a investigação, com fortes ligações ao território circundante, proporcionando assim experiências de aprendizagem com mais significado.